O Facebook quer dominar a internet. A rede social mais popular do mundo atingiu recentemente o número de 1,5 bilhão de visitas diárias, mas parece que Zuckerberg não quer parar por aí. A ideia é tornar a rede social um ecossistema que ofereça ao usuário tudo o que ele precisa, sem que seja necessário sair da página. Na prática, isso significa mais usuários, mais acessos e, é claro, mais dinheiro de anunciantes.

Confira 20 recursos que podem tornar o Facebook “a nova internet”:

publicidade

 1. Vídeos Relacionados
 Reprodução

Depois de assistir a algum vídeo específico, o usuário vai encontrar uma série de recomendações de vídeos relacionados. Basta deslizar a tela para baixo para ver a lista completa.

publicidade

2. Vídeos em ‘picture-in-picture’

 

publicidade

A rede social está testando um recurso que permite ‘encolher’ o vídeo e continuar navegando pelo Feed de Notícias.

3. Artigos Instantâneos

publicidade

 

Exibir as notícias dentro da plataforma elimina o risco o usuário sair da rede ao clicar em um link. Carregando as informações direto da página do Facebook faz com que a empresa mantenha os usuários dentro da plataforma.

4. Anúncios instantâneos

Reprodução 

Usando a mesma ideia e tecnologia dos Artigos Instantâneos, os novos anúncios permitem às empresas escolher entre uma série de formatos e abordagens, o que pode ajudar a tornar o público-alvo mais próximo da marca.

5. Adicionar um link

 Reprodução

Se quiser compartilhar um link, o Facebook agora permite que o usuário escolha em uma lista algumas sugestões de links que ele gostaria de compartilhar, com base no que foi visto e no que as pessoas estão compartilhando.

6. Trending Topics

Reprodução 

O Facebook está disponibilizando também uma seção que traz as notícias mais recentes das seções de política, ciência, esportes e entretenimento.

7. Botão ‘comprar’

Reprodução 

Agora dá para comprar coisas sem sair do Facebook. O botão de compras permite que o usuário use seu cartão de crédito para adquirir itens, como funciona na maior parte das lojas virtuais. A novidade é que não é preciso nem sair da rede social enquanto faz isso.

8. Feed de vídeos

 

Não é segredo que o Facebook está em uma disputa acirrada com o YouTube pelo domínio de vídeos na web. Uma das mais recentes iniciativas é a construção de um feed dedicado somente aos vídeos.

9. Feed de compras

Reprodução 

Mais ou menos da mesma maneira que funciona o recurso anterior, o feed de compras deve exibir ao usuário –ou consumidor- diversos preços do produto que ele procura, além de oferecer itens semelhantes que podem agradá-lo.

10. Compras nas páginas
 

O Facebook já revelou que um de seus planos é fazer com que as empresas utilizem a rede social no lugar de seus próprios sites. Em vez de áreas de compras, descrições e contatos, a página sugere que seja feito tudo em um só lugar. Para isso, Zuckerberg adicionou duas seções às páginas de negócios: ‘compras’ e ‘serviços’.

11. Neste dia
Reprodução 

De olho em alguns apps e ideias que fizeram sucesso no mercado de tecnologia, o Facebook tem adicionado uma série de recursos em sua página, com o objetivo de atrair usuários e anunciantes. Um exemplo desse trabalho é o “Neste dia”, recurso bastante parecido com o TimeHop, app que relembra ao usuário o que ele fez em sua “vida” na internet.

12. Facebook Doodle
 Reprodução

O Facebook Doole, inspirado no Snapchat, permite que o usuário desenhe nas fotos e as envie aos amigos, como acontece no outro aplicativo.

13. Facebook Notes

Reprodução 

Diante do sucesso do Medium, site que reúne os “novos blogs” da internet, o Facebook lançou o Notes, recurso que permite inserir longos textos na plataforma.

14. Facebook Live

Reprodução 

Periscope e Meerkat fizeram bastante sucesso nos últimos meses com a transmissão ao vivo de vídeos, e o Facebook não ia ficar para trás. O Live é um recurso que funciona exatamente do mesmo jeito. Por enquanto, apenas celebridades e jornalistas podem usá-lo.

15. Classificados
Reprodução 

O Facebook “For sale” reúne uma série de anúncios no mesmo lugar. Quem quer vender consegue anunciar seus produtos e estipular rapidamente um valor.

16. Chamadas de vídeo
Reprodução 

Se o usuário já usa o Facebook Messenger para enviar mensagens de texto, por que usar outro aplicativo para conversas de vídeo? O recurso de chamadas de vídeo pode ajudar a evitar que as pessoas saiam da plataforma para usar o FaceTime, por exemplo.

17. Assistente pessoal

Reprodução 

Em breve, a assistente pessoal do Facebook, M, poderá ser solicitada para realizar pequenas tarefas, como organizar a agenda do usuário e comprar comida.

18. Transferência de dinheiro
 

Se depender da rede social, nem os sites de bancos serão acessados em breve. Um recurso que já está em funcionamento nos Estados Unidos permite a transferência de valores diretamente do Messenger. Basta cadastrar um cartão válido e realizar a transação.

19. Pesquisa de GIFs
 

O Facebook construiu um navegador e um motor de busca de GIFs no Messenger.

20. Feed de realidade virtual
 

O Facebook já está de olho no que pode substituir a web. Fontes indicam que o Feed de Notícias poderá, em algum momento, suportar vídeos de realidade virtual.

Via TechCrunch