No ano passado, a Apple incluiu diversos recursos novos no sistema operacional iOS 11, uma das funções é uma espécie de código de emergência, que quando acionado, entra em contato com o departamento de polícia local.

No entanto, conforme relata a CBS Sacramento, o recurso mais atrapalha do que ajuda. Desde outubro de 2017, quando a empresa liberou o novo sistema, as equipes de emergência das cidades de Sacramento e Elk Grove, nos Estados Unidos, já registraram cerca de 1.600 chamadas de alarmes falso. Em média, chegam a ser 20 chamadas por dia.

Os departamentos de polícia afirmam que quando atendem a chamada, normalmente, não há ninguém na linha, mas que conseguem identificar o endereço e ele aponta para um centro de reparação e recondicionamento da Apple, em Elk Grove.

Segundo delegado da polícia de Sacramento, Jamie Hudson, as chamadas falsas podem atrapalhar o atendimento de emergências reais, uma vez que as linhas estão ocupadas recebendo os alertas de aparelhos da Apple.

A empresa informou que já está ciente da situação, mas  não confirmou qual dos seus dispositivos pode estar causando problemas, se é o iPhone, o Apple Watch ou ambos. “Levamos isso a sério e estamos trabalhando em estreita colaboração com a polícia local para investigar a causa e garantir que isso não continue”, diz a declaração.