Uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta comparou os 34 principais sites brasileiros de e-commerce para saber se o consumidor está satisfeito com sua experiência. O estudo coletou as opiniões de mais de 2.000 pessoas com mais de 16 anos das classes A, B e C no mês de setembro de 2016.

A pergunta feita no estudo foi: “Em que medida você recomendaria esse e-commerce a um amigo ou colega?” e, com base nos resultados, o a lista foi construída. Os participantes deveriam atribuir uma nota de 0 a 10, sendo que 0 significava “não recomendaria de jeito nenhum” e 10 “recomendaria certamente”.

Em primeiro lugar no ranking aparece a Netshoes, que seria recomendada para outras pessoas por sete em cada 10 consumidores. O resultado é bem maior do que a média dos sites pesquisados, que fica em 52%.

Em segundo lugar aparece a Zattini, empresa do grupo Netshoes voltada para o segmento de moda, com índice de recomendação de 69%, seguida pela Saraiva, com 64% de recomendação.

E-commerces mais recomendados, segundo os entrevistados pela pesquisa:

1. Netshoes – 71%
2. Zattini – 69%
3. Saraiva – 64%
4. Beleza na Web – 63%
5. Americanas – 60%
6. Amazon – 60%
7. Shoptime – 60%
8. Submarino – 59%
9. Passarela – 58%
10. Sephora – 56%
11. Dafiti – 55%
12. Centauro – 55%
13. Magazine Luiza 54%
14. Marisa – 52%
15. Walmart – 52%
16. Efacil – 52%
17. Kanui – 52%

E-commerces menos recomendados, segundo os entrevistados pela pesquisa:

18. Lojas Renner – 51%
19- Ricardo Eletro – 51%
20. Kabum – 51%
21. Mercado Livre – 50%
22. Fnac – 49%
23. FastShop – 49%
24. Extra – 48%
25. Casas Bahia – 48%
26. Tricae – 47%
27. Decolar – 47%
28. Ponto Frio – 47%
29. Ebay – 46%
30. OLX – 46%
31. E-booking – 39%
32. Hotel Urbano – 35%
33. Aliexpress – 35%
34. Alibaba – 27%

A pesquisa também mostra os sites nos quais os consumidores mais finalizam as compras, depois de acessarem a página. Em primeiro lugar nessa categoria aparece a Americanas.com, com 47%, seguida pelo Mercado Livre, com 39%, e pela Netshoes, com 32%.