O Projeto Soli, apresentado pelo Google em junho do ano passado, consegue fazer muito mais do que controlar dispositivos com gestos realizados a distância pelo usuário. Desenvolvida pelo Google ATAP, a tecnologia também funciona como uma espécie de radar, conseguindo identificar praticamente qualquer objeto, desde que ele esteja próximo.
Cientistas da Universidade de St. Andrews, na Escócia, usaram a tecnologia para criar um dispositivo chamado RadarCat, que usa a aprendizagem de máquina para identificar materiais, cores, tamanhos, formatos, entre outras características. Assim, o equipamento é capaz de saber se está sendo apresentado a uma maçã ou a uma laranja e determinar se um copo está cheio ou vazio, além de identificar partes diferentes e individuais do corpo.
A tecnologia, segundo os pesquisadores, poderia ser usada de inúmeras maneiras. Em um restaurante, por exemplo, para perceber se um copo está sem bebida e fornecer imediatamente o refil; para pessoas cegas, ajudando a identificar os produtos em uma loja; em um smartphone, identificando se o usuário está de luvas, entre outras coisas. O maior obstáculo é transformar o conceito do RadarCat em um produto.
Via Engadget