Apple e Qualcomm vivem uma disputa acirradíssima nos tribunais que está começando a afetar o comportamento dessas empresas diante do público, pelo menos no lado da Qualcomm, que, um dia antes da apresentação dos novos iPhones, resolveu fazer uma lista de recursos que apareceram primeiro nos aparelhos Android.

Quem está familiarizado com os últimos vazamentos e rumores do novo iPhone vai perceber que boa parte das funções listadas pela Qualcomm são especuladas para dar as caras na nova geração do celular da Apple. Isso dito, alguns dos recursos listados já estão presentes em modelos antigos, mas a empresa ainda os trata como primeiros do Android.

publicidade

Reprodução

Entre as funções especuladas ou confirmadas para o iPhone X listadas pela Qualcomm estão o carregamento rápido, tecnologia de câmeras duplas, autenticação por íris e reconhecimento facial, sensor de impressão digital sob a tela, realidade aumentada, design sem bordas, display OLED, HDR, Bluetooth 5, entre vários outros. Todos os recursos associados a algum celular Android, ou pelo menos ao design de referência da Qualcomm, que é um protótipo que mostra as capacidades das tecnologias da empresa, mas que não chegou a ser comercializado.

publicidade

É importante notar também que a empresa errou em vários dos itens dessa lista, como incluir aparelhos como o V30, da LG, que ainda não foi lançado comercialmente, entre os primeiros a receber o Bluetooth 5 e ignorar o fato de que tanto o Galaxy S8 quanto o Note 8 já têm o recurso. Além disso, credita o Galaxy S8 como o introdutor do leitor de íris, quando o Note 7 já tinha.

De qualquer forma, ainda que a Qualcomm seja motivada por uma batalha judicial, o argumento é claro. A empresa, que tem um papel fundamental no desenvolvimento de inúmeros celulares Android de incontáveis empresas diferentes, realmente tem razão ao apontar que vários recursos aparecem primeiro no ecossistema do Google e suas parceiras. A Apple sempre se justifica apontando que só aplica alguma funcionalidade aos seus produtos quando ela amadurece, sem encarar isso como uma corrida, adotando o lema de que “não importa quem faz primeiro; importa quem faz melhor”.

publicidade