A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (17) o lançamento do Snapdragon 690, um novo processador para smartphones de entrada ou intermediários.
Segundo a empresa, em comparação ao seu antecessor, o Snapdragon 675, o novo chip tem desempenho de CPU 20% superior e desempenho gráfico até 60% superior. Também tem suporte a tecnologias que até agora só eram encontradas em chipsets mais caros, como telas de 120 Hz, gravação de vídeo em 4K e suporte a câmeras de até 192 MP.
Mas o principal destaque do novo chip é o modem 5G Snapdragon X51 integrado, o que dá aos aparelhos a capacidade de acessar redes 5G na frequência sub-6GHz (mas não as redes mmWave, mais rápidas). Até agora, o suporte a 5G era limitado aos chipsets mais caros, das séries 700 e 800.
Um modem 5G integrado reduz a quantidade de componentes no smartphone, o que também reduz custos de produção. Além disso, em comparação a um modem externo também reduz o consumo de energia, o que para os usuários se traduz em maior duração da bateria.
Os primeiros smartphones equipados com o processador Snapdragon 690 devem surgir no mercado na segunda metade deste ano. Empresas como a Motorola, Sharp, TCL, HMD (Nokia) e LG já declararam intenção de usá-lo em futuros aparelhos.
Fonte: The Verge