Demorou um bocado, mas a Apple atendeu aos pedidos de seus consumidores e finalmente lançou um smartphone resistente a água e poeira. Agora, o objetivo da empresa comandada por Tim Cook é melhorar esse recurso para igualar seus principais concorrentes.

A informação de que o próximo iPhone poderia contar com um padrão mais parrudo de proteção foi veiculada inicialmente pelo portal Korea Herald. A Apple não se pronunciou sobre o assunto e nem deverá fazer isso.

Lançado durante o segundo semestre do ano passado, o iPhone 7 chegou ao mercado com a resistência IP67, que é eficiente, mas ainda inferior à de outros smartphones, como o Galaxy S7, que usa IP68, por exemplo.

Reprodução

IP67 é a sigla para Ingress Protection, termo que define a capacidade do aparelho de proteger suas entradas contra a invasão de partículas de sujeira e de água. Na proteção contra poeira, o iPhone marca 6 pontos (o máximo possível) e permite a vedação total do dispositivo. Já para água, o iPhone 7 recebe classificação 7, enquanto o aparelho da Samsung tem proteção “nível” 8.

Em teoria, é mais seguro mergulhar o celular sul-coreano do que o norte-americano. O padrão IP68 define que o aparelho é capaz de ficar imerso por algo em torno de 30 minutos em profundidade de até 1,5 metro. Já o IP67 garante proteção para mergulhos com profundidades entre 15 centímetros e 1 metro, também durante 30 minutos.

Na prática, isso não muda muita coisa. Testes já mostraram que o iPhone 7 é mais resistente a água do que o anunciado. Mesmo assim, vale lembrar que a fabricante informa que “danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia”. Ou seja, se seu smartphone quebrar por conta de um “acidente aquático”, dificilmente você será ressarcido pela Apple.