Desde janeiro, o desempenho do seu PC não é o mesmo. Você pode nem lembrar, mas foi nesta época que a Microsoft liberou uma correção para a falha de segurança Spectre, que afetava praticamente todos os processadores da Intel lançados na última década. O efeito colateral foi perda de velocidade, mas agora a Microsoft diz que o próximo update do Windows 10 vai mitigar esse problema.
A novidade já está sendo testada pelos membros do programa Windows Insider, que já começaram a testar a próxima grande atualização do sistema operacional, programada para o primeiro semestre de 2019. A versão ainda é instável, mas pode trazer ganho de desempenhos ao PC.
Mehmet Iyigun, que trabalha no desenvolvimento do kernel do Windows, contou por meio do Twitter que a Microsoft habilitou dois recursos chamados “Retpoline” e “Import Optimization” que, quando operam em conjunto, ajudam a reduzir o impacto de perda de desempenho a um nível quase desprezível para a maioria dos cenários.
A Microsoft não entrou em detalhes sobre o que é esse “import optimization”, mas o outro recurso já é bem conhecido. Trata-se de uma técnica desenvolvida pelo Google para bloquear ataques baseados na falha Spectre que não causam tantos problemas de desempenho. Ao que tudo indica, a Microsoft gostou da ideia e irá aplica-la na próxima atualização do Windows 10.
Yes, we have enabled retpoline by default in our 19H1 flights along with what we call “import optimization” to further reduce perf impact due to indirect calls in kernel-mode. Combined, these reduce the perf impact of Spectre v2 mitigations to noise-level for most scenarios. https://t.co/CPlYeryV9K
— Mehmet Iyigun (@mamyun) 18 de outubro de 2018
A novidade no Windows 10 também se torna uma vantagem sobre o Windows 7 e pode ser um motivo para migrar para a nova versão do sistema. Isso porque as correções da falha Spectre atingiram de forma especialmente grave o desempenho dos PCs com Windows 7, e os novos recursos de segurança parecem ser exclusivos do Windows 10, de forma que os computadores com o sistema antigo continuarão tendo sua velocidade afetada.