Que a fragmentação do Android é o grande dificultador para que a versão mais atual do sistema operacional chegue a grande maioria dos smartphones, isso não e segredo para ninguém. Mas o Google, ao menos, vem tentando resolver esse problema, que vem de anos. E a ferramenta para isso já existe e atende pelo nome de Projeto Treble. Lançado no ano passado, ele é, basicamente, uma mudança na arquitetura do Android para facilitar as atualizações do sistema. E agora, a iniciativa ganha novidades.

De acordo com o blog de desenvolvedores do Google, a partir de agora, todos os dispositivos que estiverem sendo lançados com o Android 9 Pie ou posterior serão compatíveis com o Treble. Com isso, eles aproveitarão totalmente a arquitetura da ferramenta para oferecer atualizações mais rápidas do sistema operacional.

Dessa forma, graças ao Treble, poderemos ver mais dispositivos com a atual versão do sistema operacional do Google já no final de 2018, em comparação com o número de dispositivos que executavam o Android Oreo no final de 2017.

Agora, entra a parte mais técnica da coisa: o segredo para que os smartphones com o Pie possam aproveitar as vantagens do Treble, é que ele será capaz de oferecer uma imagem genérica do Android (GSI) que é construída a partir do código-fonte do Android Open Source Project (AOSP) mais recente, incluindo as últimas correções de erros fornecidas pelas fabricantes.

Essas empresas já usam o GSI para validar a implementação da interface do fornecedor em seus dispositivos e os desenvolvedores de aplicativos do Android agora podem aproveitar o poder dessa imagem para testar seus aplicativos em diferentes aparelhos. Com o GSI, você pode testar seus aplicativos em uma versão AOSP pura do Android mais atual, incluindo os recursos mais recentes e mudanças de comportamento. Isso vale, como dissemos, em qualquer dispositivo compatível com Treble que esteja desbloqueado no modo desenvolvedor.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!