A Black Friday acontecerá nesta sexta-feira, 27, e o Procon-SP já anunciou que vai fazer um plantão de atendimento especial durante o evento. Ele deverá começar às 19 horas desta quinta-feira, 26, e irá até a meia-noite da madrugada de sexta para sábado, totalizando 29 horas contínuas.
Os canais abertos para o registro de queixas serão o site do Procon; as suas redes sociais como o Facebook e o Twitter, além do número 151, sendo que esse último funcionará apenas na cidade de São Paulo. Eles criaram também a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday para facilitar na hora de fazer a reclamação.
O órgão está desde setembro monitorando os sites das principais lojas de varejo para garantir que eles não elevem os preços dos produtos antes da data para dar a impressão de um grande desconto quando o evento acontecer. Eles também disponibilizaram uma lista com os sites que devem ser evitados pelos consumidores na hora de fazerem as compras.
Na edição do ano passado, o Procon-SP registrou aproximadamente 1,3 mil atendimentos durante o evento, sendo que as principais queixas feitas eram indisponibilidade do produto anunciado; mudança de preço na hora de finalizar a compra e falhas nos sites.