A primeira demonstração de velocidade da rede 5G no “mundo real” estava marcada para acontecer oficialmente ontem (4), durante a Snapdragon Technology Summit, no Havaí. Porém, de acordo com os participantes do evento, não foi bem isso que aconteceu.
Apesar dos dispositivos de testes estarem no estande de grandes fabricantes e operadoras de telecomunicações, os jornalistas presentes na feira não podem testar efetivamente a qualidade da rede, muito menos as velocidades.
Segundo o pessoal do canal The Verge, existem dispositivos VR ligados a um computador conectado à rede Wi-Fi, tecnicamente 5G, mas não foi possível confirmar se era ou não o 5G que está funcionando ali.
Pior do que isso, as empresas que supostamente deveriam oferecer os aparelhos para teste da rede 5G durante a feira, afirmam que não houve tempo para testar as redes e o que o espectro não é o ideal.
Representantes da Ericsson, empresa responsável por montar a rede tanto para a Verizon quanto para a AT&T, afirmaram que “porque eles montaram uma rede com apenas 100MHz de espectro, e tiveram só alguns dias para testá-la e otimizá-la, as velocidades não são o que deveriam ser”, disse o redator do The Verge.
De acordo com a Ericsson, as redes 5G devem ter mais de 400 a 800MHz de espectro no mundo real.
No vídeo abaixo é possível que o que está sendo apresentado na Tech Summit não chega nem perto das expectativas da indústria para o 5G:
The Motorola / Verizon 5G speed test here in Maui tells me hilariously little. #SnapdragonSummit pic.twitter.com/obqkkTy2Jm
— Sean Hollister (@StarFire2258) 5 de dezembro de 2018
A Qualcomm Snapdragon Technology Summit acontece no Havaí, nos Estados Unidos, ao longo desta semana. Além de novidades sobre o 5G, o evento marca a chegada do processador Snapdragon 855, que equipará os tops de linha Android de 2019. O Olhar Digital está no evento e trará todos os testes nos próximos dias. Não perca!