A empresa de pesquisa médica Medical Realities realizará no dia 14 de abril o primeiro streaming ao vivo em realidade virtual de uma cirurgia. A operação em questão será uma remoção de tumor de cólon, um procedimento de baixo risco. O paciente consentiu à transmissão.
Usuários de dispositivos como o Google Cardboard poderão acessar o site na data da operação para acompanhá-la em realidade virtual. Segundo o cirurgião responsável pelo procedimento, o doutor Shafi Ahmed, o principal objetivo da transmissão é educativo: dessa maneira, estudantes de medicina do mundo todo poderão acompanhar os movimentos dos médicos.
Ahmed disse ao Wired que, devido à complexidade da operação, a transmissão não será exatamente ao vivo: haverá um atraso de cerca 60 segundos na imagem. O motivo do atraso é permitir a interrupção das imagens caso alguma coisa dê errado na cirurgia.
Segundo o Engadget, a empresa responsável pelo stream já realizou outras experiências semelhantes com finalidades educativas para médicos. Uma delas foi um vídeo-guia para cirurgias, filmado em 360 graus, que mostra as diversas etapas de um procedimento cirúrgico. O vídeo pode ser visto abaixo (e contém imagens fortes):