Por que compras internacionais demoram tanto para chegar à sua casa?

Renato Santino15/05/2018 19h59

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Quem já fez uma compra internacional sabe da agonia que é ver que o produto adquirido chegou ao Brasil e passar semanas (às vezes meses) sem qualquer movimentação do pacote. Afinal de contas, o que acontece em Curitiba que se torna um “buraco negro” de onde as encomendas parecem chegar e não sair mais?

Os Correios iniciaram uma campanha que visa explicar um pouco melhor o que acontece com os pacotes que chegam ao Brasil e por que eles demoram tanto para serem entregues às casas dos compradores após desembarcarem por aqui.

A nova campanha, que já possui dois vídeos, não entra em detalhes sobre o tempo que o pacote leva para ser processada pela Receita Federal, que contribui bastante para o atraso na entrega. Em vez disso, o material foca em apresentar a diferença no prazo de entrega, que pode variar radicalmente, mas há um motivo para isso.

Os Correios destacam que tudo depende do tipo de frete selecionado na hora da compra. Normalmente, os brasileiros escolhem a opção de frete grátis por questões, obviamente, de custos. No entanto, essa opção também costuma ser a mais barata, que tem prioridade mínima de entrega.

Existem cinco modalidades de entrega, sendo que os sites costumam oferecer os três últimos e mais básicos:

  • Express Mail Service (EMS): o pacote tem máxima prioridade, mas a entrega tende a ser mais cara. A encomenda é rastreada por todo o trajeto e o prazo médio de entrega é de apenas 3 dias após a liberação pela Receita. O serviço está disponível para entrega de documentos e pacotes de até 30 kg. O código de rastreamento começa com a letra “E”.
  • Colis Postaux (Mercadoria Econômica): Também é voltado para entregas internacionais de até 30 kg e rastreado por todo o trajeto, mas é um pouco mais lento. O prazo aumenta para até 7 dias após a liberação pela Receita, e o código de rastreamento começa com “C”
  • Prime Exprès: A modalidade é voltada para encomendas pequenas de até 2kg, comumente denominada como “Priority Mail” e “e-Packet” nas lojas online internacionais. O rastreamento acontece durante todo o trajeto, e o código começa com “L”. O prazo médio de entrega chega a 12 dias após a liberação.
  • Pequenas encomendas registradas: Uma modalidade mais simples de entrega, com prazos que chegam a 40 dias após a liberação. O objeto apenas ganha um código de rastreamento que começa com “R” quando chega ao Brasil e é processada pelos Correios. Também é limitada a pacotes de até 2kg.
  • Pequenas encomendas simples: Voltada para pacotes de até 2 kg, é a modalidade mais simples de entrega, e tende a ser a mais barata, levando um tempo médio de 40 dias, também. Não oferece qualquer tipo de rastreamento.

Segundo os Correios, a maioria esmagadora das encomendas internacionais que chegam ao Brasil são da China, com mais de 80% dos 300 mil pacotes recebidos diariamente no Centro Internacional do Paraná. Em média, as encomendas levam 20 dias para saírem da Ásia e chegar até o Brasil, o que já contribui para a demora.

Um outro problema é que os pacotes com os serviços mais baratos são encaminhados para triagem manual. O serviço é mais demorado, porque cada pacote precisa ser analisado individualmente por um funcionário. Os Correios também notam que as encomendas também podem contar com problemas como ausência de CEP, endereço incompleto ou impressão de baixa qualidade, que dificulta a leitura. Isso também gera mais demora no processo de entrega.

Muitas lojas sequer oferecem opções de frete aos seus clientes, o que normalmente significa que o objeto será enquadrado na modalidade “Pequenas Encomendas Simples”, que têm prioridade baixa e não contam com rastreamento. Assim, não é surpresa que o transporte até a sua casa demore.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital