Por dentro da ‘casa dos sonhos’ do Google

Renato Santino14/10/2015 17h19

20151014142153

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google não esconde que quer ser parte mais ativa da vida das pessoas. A empresa, que nasceu como um buscador, logo se expandiu com uma gama enorme de serviços. Em seguida, saiu dos desktops e foi ganhar uma nova vida no celular? O próximo passo: dominar a casa das pessoas.

Foi isso que a empresa deixou claro em uma demonstração feita nesta quarta-feira, 14, em São Paulo. A empresa reservou a suíte presidencial de um dos hotéis mais caros da cidade para demonstrar a sua visão para a casa, e como seus serviços, o Android e o celular podem se tornar o centro de um apartamento conectado.

Tudo começa pela cozinha. O Google destaca como o YouTube se tornou parte fundamental do hábito de cozinhar, o que foi facilitado com a difusão dos tablets e dos smartphones, com uma infinidade de canais dedicados a receitas. O Google destaca que só em 2015, mais de 2,6 mil anos de conteúdo em canais de culinária foram assistidos em sua plataforma de vídeos, mostrando uma tendência interessante da transição dos programas de TV e dos livros de culinária para a internet (e o caminho oposto também!).

Reprodução

Em seguida, foi a vez do quarto. Aqui, o celular passa a ser o centro das atenções, principalmente o comando “Ok, Google” e o reconhecimento de voz. As buscas por voz no serviço estão ficando cada vez mais complexas, permitindo apenas falar com o smartphone para receber a informação. Poupa o esforço de digitar deitado, por exemplo.

Reprodução

Foi a vez, então da sala, onde a TV se torna o centro das atenções. O destaque da vez, claro, foi o Chromecast, que se integra aos smartphones para permitir streaming de música, vídeos e fotos diretamente para o televisor. A empresa também aproveitou para destacar a loja Google Play, onde são vendidos filmes, seriados, músicas que podem ser consumidos com o apoio do Chromecast.

Até mesmo o banheiro foi lembrado. No entanto, a visão do Google de um banheiro é bastante similar à da sala, apoiada no Chromecast e inspirada no fato de que as pessoas gostam de cantar enquanto tomam banho. Isso pode se fortalecer com a chegada do Chromecast Audio, criado para o streaming de som direto para a caixa de som “burra”, que não tem Bluetooth ou conexão Wi-Fi nativa.

Reprodução

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital