Policiais militares podem ter acesso irrestrito aos dados de cidadãos

Redação10/10/2017 14h27, atualizada em 10/10/2017 14h40

20171010113538

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Câmara dos Deputados, pode votar um projeto de lei que garante a policiais militares o acesso irrestrito a dados pessoais de qualquer cidadão brasileiro.

O PL 4893/2016, de autoria do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), alega que a informação é imprescindível para o cumprimento de missões, mas que o rápido crescimento da população brasileira impede que a polícia cumpra o seu dever.

“Dessa forma, há necessidade de dotar as forças policiais militares do acesso à tecnologia para que possam desempenhar suas funções nesse cenário desfavorável. Uma das formas de usar a tecnologia em favor do combate ao crime é conceder, às polícias militares, o acesso aos sistemas de dos cidadãos tais como o de identificação civil, o sistema de informações eleitoral e muitos outros que variam entre as unidades da federação”, diz o projeto.

O texto tramita em caráter conclusivo na CCJ, sendo que já passou pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, e, caso seja aprovado, e seguirá para deliberação no Senado.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital