Desde que fundou o Medium, plataforma de blogs pessoais que funciona como uma rede conectada, o CEO Evan Williams tem pensado em maneiras de fazer o conteúdo render algum dinheiro. Pois o criador da plataforma – e também um dos fundadores do Twitter – revelou nesta quinta-feira, 3, que alternativas para os usuários monetizarem seus posts serão disponibilizadas ainda este ano.
Williams não disse como isso será feito, mas sugeriu que a empresa trabalha com a hipótese de liberar a inserção de anúncios em meio ao conteúdo. Outra maneira seria incluir um sistema de paywall, em que certos textos só podem ser visualizados por assinantes; ou assinaturas mensais de certas publicações digitais.
A companhia também pode começar a aceitar conteúdo publicitário, oferecendo uma plataforma para os posts de relações públicas de grandes empresas. “Acho que há maneiras de fazer isso [monetizar o conteúdo] com respeito à experiência do usuário e sua privacidade”, disse Williams em entrevista à BBC.
Para quem não conhece, o Medium é uma espécie de Twitter para textos mais longos. O serviço oferece diversas ferramentas para a customização e a diagramação dos posts dos usuários, que podem seguir uns aos outros e acompanhar, em um feed de notícias, o que circula pela rede.