Os robôs estão sendo cada vez mais aprimorados e se tornando mais e mais parecidos com os seres humanos em algumas características. Apesar disso, fazer com que eles tenham uma fala natural é uma das coisas mais difíceis para a robótica.
As pesquisadoras do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Chrystal Chao e Andrea Thomaz estão trabalhando em um robô que tenha a capacidade de manter uma conversa como um ser humano. Batizado de Simon, ele recebeu um software de inteligência artificial chamado CADENCE que permite que ele entenda o conceito de falar em turnos quando se está conversando.
Conversando de uma maneira mais fluida e menos rígida, ele fica com uma fala que se assemelha à dos humanos, inclusive mudando o tópico de uma conversa de repente ou interrompendo o interlocutor às vezes.
Simon tem dois padrões de conversa, o ativo e o passivo. No ativo ele é mais extrovertido, fala alto e interrompe mais as pessoas com quem está falando. Já no passivo ele é mais introspectivo e permite que o interlocutor fale mais.
No vídeo abaixo você pode ver um pouquinho o robô falando: