Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, encontraram um novo método de avaliar o comportamento de um usuário na internet, que consegue identificar a condição de seu humor.
O líder da pesquisa, Jeffrey Jenkins, fez o teste com algumas pessoas para rastrear os movimentos que fariam com o mouse. Para conseguir fazer com que as pessoas ficassem irritadas, ele elaborou um teste de inteligência propositalmente fraudado para apresentar baixos índices aos usuários.
Websites will soon know when you’re angry or frustrated. New tech research from BYU: https://t.co/rMHrFZRA8V pic.twitter.com/wHujuLLj8g
— BYU (@BYU) December 14, 2015
A partir do estudo, Jenkins, observou que pessoas frustradas, tristes ou ansiosas estão mais propensas a usar o mouse de modo repentino, porém de forma muito lenta, além de apresentar uma menor precisão.
O pesquisador acredita que o estudo pode auxiliar desenvolvedores de apps para web mostrando como os usuários interagem com suas páginas. Jenkins também considera que, apesar de ainda não ter testado, os resultados em celulares seria muito semelhante.
O estudo também poderia levar a segmentação baseada no comportamento do usuário, assim como ações específicas para um determinado tipo de comportamento. Acredita-se que com as tecnologias de inteligência artificial será cada vez mais possível coletar dados dos usuários da internet.
Via TNW.