A Motorola divulgou recentemente uma pesquisa feita em parceria com o instituto KRC Research sobre os interesses do público consumidor de smartphones ao redor do mundo. O estudo envolveu quase 12 mil pessoas em nove países.
Dessa pesquisa global, a Motorola tirou uma amostra que indica qual é o celular perfeito de acordo com os interesses dos brasileiros. Como resultado, a empresa diz que 85% dos consumidores daqui querem um produto premium, mas 72% não querem pagar o preço de um modelo dessa categoria.
“Premium” é o termo que tem se popularizado nos últimos anos para definir smartphones que são “quase” top de linha. Um bom exemplo é o Galaxy A9, da Samsung, que oferece recursos de alto desempenho, preço igualmente alto, mas ainda abaixo do verdadeiro top de linha da empresa, que é o Galaxy S7 Edge.
Em outras palavras, a maioria dos brasileiros quer um smartphone premium, mas não pelo preço que as fabricantes cobram. Para os entrevistados, uma boa resolução de tela (63%) e câmera de alta qualidade (58%) estão entre os elementos mais importantes.
Outro dado revelado pela pesquisa indica que 69% dos brasileiros acham que a bateria de longa duração é o maior indicativo de que o celular é premium ou top de linha. Os usuários “desejam um celular com a capacidade de acompanhar o ritmo do seu dia a dia, sem deixá-los na mão nos momentos mais importantes”, disse a Motorola.
Design, segundo o estudo, também é importante. O smartphone ideal, segundo 48% dos entrevistados, deve ser feito de metal, e não plástico ou outro componente de menor resistência. A Motorola diz que foi com base nessa pesquisa que o Moto G5, seu mais recente lançamento, teve suas características montadas.
A pesquisa foi realizada entre pessoas com mais de 18 anos entre 23 de janeiro e 31 de janeiro de 2017. Os países consultados foram Brasil, China, México, Estados Unidos, Índia, Rússia, Espanha, Reino Unido e Alemanha.