Brasil melhora, mas ainda não tem 4G mais rápido da América do Sul

Redação28/06/2018 14h31

20180611105625

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Brasil registrou o maior crescimento na velocidade média do 4G entre as principais economias da América do Sul – mais ainda fica atrás do Peru no consolidado. Quem diz isso é a Speedtest, que divulgou nesta semana uma análise sobre a qualidade da internet móvel nos maiores países do continente durante o primeiro trimestre de 2018. Enquanto o 4G brasileiro tem velocidade média de 16,95 Mbps, o peruano chega a 20 Mbps. Ainda assim, o país ficou à frente de todos os outros no ranking: Chile, Colômbia, Argentina e Venezuela.

De acordo com a análise, a velocidade da internet móvel brasileira cresceu 28,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, maior salto registrado no estudo. É por aqui também que está a cidade com a melhor conexão entre as principais do continente: o Rio de Janeiro, que registrou uma média de 22,4 Mbps e um crescimento de 30,4%.

Brasília, Salvador e São Paulo ainda aparecem no top 5, todas com aumento de mais de 20% na velocidade entre os primeiros trimestres de 2017 e 2018. Lima, capital peruana, é a única cidade brasileira a figurar nas primeiras posições. Confira os rankings completos abaixo:

Os saltos nas cidades brasileiras e no próprio país refletem os investimentos pesados que as operadoras têm feito para ampliar a cobertura do 4G no Brasil. Usando frequências altas, médias e baixas, de 700 MHz e a 2,5 GHz, as empresas já aumentaram consideravelmente a velocidade, a capacidade e o alcance de suas redes, cobrindo quase 95% dos municípios daqui.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Ícone tagsTags: