Habituada a enfrentar empresas como a Apple nos tribunais, a Samsung arrumou um adversário pouco usual para uma batalha judicial: o ex-jogador de futebol Pelé.

O brasileiro reclama que a sul-coreana usou sua imagem sem autorização em um anúncio publicitário publicado pelo New York Times em outubro passado, e agora quer uma compensação de US$ 30 milhões (R$ 108,9 milhões).

O processo, repercutido pelo Financial Times, foi aberto no começo do mês e ressalta que a propaganda não menciona Pelé pelo nome, mas traz a imagem de um homem negro velho que “lembra demais” o ex-jogador. Junto, há a foto de um jogador branco aplicando um voleio “famosamente usado pelo Pelé”.

Em 2013 a Samsung conversou com o brasileiro para que ele representasse a marca em ações publicitárias, mas o acordo nunca foi fechado. O advogado que o representa, Frederick Sperling, já atuou num caso semelhante em nome de Michael Jordan, que em 2015 processou a cadeia de supermercado Dominick’s pelo mesmo motivo e ganhou US$ 8,9 milhões.

A Samsung afirmou que está examinando a reclamação.