O PayPal anunciou nesta quinta-feira (10) uma nova forma de pagamento de compras online para o mercado brasileiro: usando o cartão de débito. Para isso, fechou parceria com alguns dos maiores bancos brasileiros, entre eles o Itaú, Bradesco, Nubank, Next, C6, Inter e Caixa Econômica Federal.

Segundo a empresa, citando dados do Banco Central, existem, atualmente, cerca de 132 milhões de cartões de débito ativos no Brasil – que representam aproximadamente 54% das transações diárias no País. Mas sua participação, quando o assunto é comércio online, ainda é incipiente, pois poucos lojistas e instituições bancárias trabalham com esse tipo de pagamento.

Para pagar por produtos e serviços com cartão de débito, o consumidor precisará ter conta no PayPal (que é gratuita), adicionar seus cartões de débito à carteira digital do PayPal e fazer compras online nos mais de 350 mil lojistas que aceitam PayPal como forma de pagamento no Brasil. Na hora de pagar, basta escolher o cartão de débito cadastrado. O pagamento é efetuado na hora.

Também podem ser utilizados cartões combo ou múltiplos, que possuem a função de crédito e débito no mesmo cartão. Nesse caso é possível selecionar a função desejada no momento em que o usuário adicionar o cartão na carteira do PayPal.

“Este é um produto que reforça a nossa missão como empresa de pagamentos eletrônicos: democratização dos serviços financeiros, facilidade para o cliente e controle sobre suas finanças”, explica Carlos Nomura, Head de Pagamentos do PayPal Brasil. A solução visa incluir no segmento de consumo online 70% dos brasileiros com conta em banco que possuem cartões com função de débito.

Um outro ponto ressaltado pelo executivo diz respeito ao fato de que, ao usar o modo de pagamento online com cartão de débito, o cliente preserva seu limite no cartão de crédito – e passa a poder usá-lo em mais situações em seu dia a dia. “É uma revolução na maneira como o cliente gerencia sua vida financeira”, afirma.

Fonte: PayPal. Foto por Ales Nesetril em Unsplash