Uma nova patente registrada pela Apple indica que a empresa trabalha em um recurso que usa a impressão digital do usuário para fazer uma ligação para serviços de emergência.
Segundo a CNN, o documento, publicado pelo escritório de patentes dos EUA na terça-feira, 18, detalha um recurso que permite ligar para serviços de emergência “quando um método convencional pode não ser prático”. A tecnologia buscaria uma sequência de impressões digitais ou pressão aplicada para ativar uma chamada para o 911, por exemplo, que é o número do serviço de emergência nos EUA.
“O usuário pode programar o dispositivo eletrônico para reconhecer entradas feitas com uma sequência particular de dedos, como mindinho-anelar-mindinho, como sendo um comando para fazer uma chamada de emergência”, detalha a patente.
Atualmente, já é possível realizar esse tipo de chamada através da tela de bloqueio do iOS, mas o novo recurso cria uma alternativa para casos extremos em que um assaltante ou sequestrador está observando uma vítima. Ele também serviria para alertar autoridades da localização da pessoa e ativar a transmissão de áudio ou vídeo diretamente do iPhone.
O fato de a Apple ter a patente garantida não significa que o recurso vai ser implementado nos futuros iPhones, mas é um bom indício de que a empresa está cada vez mais preocupada com a segurança dos seus usuários – e não apenas dos dados deles, mas também a segurança física.