Durou pouco o reinado do Galaxy S9+ como melhor câmera do mundo. O celular da Samsung, apresentado no fim de fevereiro tomou o topo do ranking do DxOMark, uma das publicações mais respeitadas quando o assunto são câmeras, com uma pontuação recorde de 99. Agora essa marca foi superada, e com folgas, pelo P20 Pro, da Huawei, com uma pontuação de 109.
O celular da empresa chinesa se destaca pela configuração pouco usual de câmera traseira tripla, com a terceira lente proporcionando estabilização óptica, zoom óptico de até 3x e zoom híbrido de até 5x, em uma imagem de 8 megapixels.
As outras duas lentes funcionam de forma parecida com os aparelhos anteriores da Huawei, combinando imagens de um sensor colorido e um sensor preto e branco para criar imagens de até 40 megapixels, embora o padrão da câmera seja usar essa imagem gigante e combinar quatro pixels em apenas um para gerar uma imagem final de apenas 10 megapixels. O resultado também cria pixels grandes de 2 micrômetros, o que é muito acima da média de câmeras de celulares, e é positivo, porque pixels maiores permitem maior absorção de luz. Para efeito de comparação, o Pixel 2 do Google tem pixels de apenas 1,4 micrômetros.
O resultado final é que nenhuma câmera se compara à do P20 Pro segundo o DxOMark, que destaca o zoom, a rapidez no disparo do obturador e no foco automático, o alto alcance dinâmico e a capacidade do flash.
Veja como ficou o ranking depois do P20 Pro:
- Huawei P20 Pro (109 pontos)
- Huawei P20 (102 pontos)
- Samsung Galaxy S9 Plus (99 pontos)
- Google Pixel 2 (98 pontos)
- Apple iPhone X (97 pontos)
- Huawei Mate 10 Pro (97 pontos)
- Xiaomi Mi MIX 2S (97 pontos)
- Apple iPhone 8 Plus (94 pontos)
- Samsung Galaxy Note 8 (94 pontos)
- Apple iPhone 8 (92 pontos)