O Office teve algumas novidades anunciadas na Build 2018 nesta terça-feira, 8. A principal delas é que será possível pagar contas diretamente da caixa de entrada do Outlook, através do Microsoft Pay. Além disso, a empresa também adicionará botões e cartões interativos em alguns de seus aplicativos de produtividade.
Nas próximas semanas, o Outlook vai permitir o pagamento de contas diretamente da caixa de entrada. Assim, o usuário não precisa sair da aba ou aplicativo de mensagens e abrir o site do banco para fazer a transação. Tudo será feito automaticamente através do Microsoft Pay, o serviço de pagamentos online da empresa.
Segundo a Microsoft, a função de pagamentos do Outlook chegará inicialmente apenas para alguns usuários. No entanto, a expectativa é que os testes sejam ampliados nos próximos meses. Por enquanto, o recurso vai funcionar apenas com algumas parceiras, sendo que nenhuma delas atua no Brasil.
Outra novidade que chegará à caixa de entrada é a função “adaptive cards”. Tratam-se de atalhos interativos adicionados a e-mails, que permitem que usuários tomem ações em serviços sem ter que abrir os seus respectivos aplicativos. Por exemplo, será possível responder mensagens de fóruns, finalizar discussões, organizar tarefas e mais sem ter que deixar a caixa de entrada do serviço.
Em alguns casos, os desenvolvedores também poderão integrar os “adaptive cards” aos serviços da Microsoft. Por exemplo, ao receber um e-mail com informações sobre uma aula ou curso, a própria mensagem trará horários livres do usuário com base no calendário do Outlook do usuário.
Além do Outlook, o adaptive cards também promete se integrar ao SharePoint, à linha do tempo do Windows 10 e também ao Microsoft Teams. Por falar no aplicativo de conversas corporativas, a Microsoft anunciou que o serviço ganhará melhor integração com aplicativos da Web e também com os serviços da própria companhia.
Já as tabelas do Excel poderão contar com funções personalizadas feitas em javascript e que funcionam da mesma forma que as nativas. De acordo com a Microsoft, será possível criar cálculos automáticos com dados coletados diretamente da nuvem e calculados em tempo real. O recurso promete ser útil especialmente para empresas que precisam lidar com um grande volume de informações.