Operadoras iniciam recadastro de linhas pré-pagas em todo o Brasil

Usuários com cadastros incompletos serão contatados e deverão informar seus dados para não perder a linha
Renato Santino02/09/2019 21h51, atualizada em 02/09/2019 22h00

20190625042034

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você tem um número de celular pré-pago? Não se surpreenda se, a partir desta semana, receber um SMS solicitando que você atualize seus dados cadastrais. Isso porque operadoras do país inteiro iniciaram nesta segunda-feira (2), o processo de atualização de dados visando “mais segurança e transparência para os usuários e a sociedade”, segundo o Sinditelebrasil, sindicato que representa operadoras de telefonia no país.

Os usuários que tiverem alguma pendência serão alertados diretamente por SMS e deverão contatar a operadora para informar seu nome completo, o CPF e o endereço completo, o que inclui também o CEP.

Caso o usuário não faça o procedimento, ele corre o risco de ter a linha bloqueada. O recadastramento é obrigatório e a linha pode ficar desativada enquanto os dados não forem devidamente atualizados.

O procedimento de recadastro já havia sido implantado em alguns estados brasileiros em abril. Cidadãos do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina já precisaram passar por isso, mas agora a iniciativa deve atingir todo o restante do Brasil.

O projeto também prevê uma segunda fase, que começará em março de 2020. A partir de então, as empresas precisarão implementar um novo modelo de cadastro na hora de ativar uma linha pré-paga.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital