Um estudo realizado pelo instituto The Vision Council afirma que o uso prolongado de telas digitais de monitores, celulares, televisões, tablets e outros produtos eletrônicos pode danificar células da retina e causar problemas de vista à longo prazo.
Os pesquisadores também apontam que 68% das pessoas nascidas na década de 1990 sofrem efeitos da chamada “tensão nos olhos”, que ocorre com a visualização prolongada de telas. A luz emitida pelos aparelhos deixa os olhos secos, irritados e avermelhados.
Assim, além dos danos à retina, outros sintomas apresentados por quem passa muitas horas por dia na frente de computadores são fadiga ocular, visão embaçada, lacrimejamento e dor de cabeça.
Tratamento
A pesquisa revela ainda que a forma mais simples de evitar problemas de saúde consiste em realizar pausas para descansar a vista. Segundo o The Vision Council, paradas de 20 segundos a cada 20 minutos são indicadas.
Para quem procura por mais precaução,vale apelar para as configurações de brilho e cor das telas. Quanto mais fortes, maiores são os danos. O ideal é calibrá-los de acordo com a luz ambiente.
Via Galileu