Usar um aplicativo de transporte no meio de uma multidão pode ser um problema. Quem já tentou pegar um Uber ou serviço similar saindo de algum show ou jogo de futebol sabe que encontrar o seu motorista quando tantos carros estão tentando parar para coletar passageiros é um transtorno. 

Uma solução interessante foi proposta pela Uber e entrou em vigor já neste final de semana na partida entre Corinthians e São Paulo pelo Brasileirão 2018. A técnica visava facilitar o transporte de um grande número de passageiros em um menor tempo. 

Em vez de pedir um carro e ficar esperando por um motorista, os usuários recebiam um código PIN. Em seguida, em vez de aguardar pelo carro, eles entram em uma fila organizadas por funcionários da Uber, que os colocam dentro do primeiro veículo disponível. 

Uma vez dentro do carro, os usuários só precisam passar ao motorista o código exibido na tela do celular. Isso dará ao condutor todas as informações sobre a viagem, mostrando o destino e o trajeto. Com este método, os passageiros são escoados para o primeiro veículo que estiver disponível, e não precisam mais ficar aguardando um carro se aproximar de forma aleatória, que muitas vezes está distante do ponto de encontro. 

E as outras empresas?

O Olhar Digital consultou o que estão fazendo 99 e Cabify em relação a tecnologias que venham a facilitar o transporte em situações como essas, onde muitas pessoas estão solicitando carros ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Veja o que cada uma delas respondeu: 

99

A DiDi, gigante de transporte chinesa e dona da 99 no Brasil, possui uma tecnologia de realidade aumentada para facilitar o encontro de carros solicitados pela plataforma em locais muito grandes ou cheios. 

A tecnologia funciona como uma espécie de “radar virtual” e recria locais como aeroportos e shoppings para que passageiros achem os motoristas mais rapidamente. 

O usuário poderá seguir setas no app para localizar os veículos com mais facilidade, como no vídeo abaixo: 

Essa inovação foi implementada na China e tende a ser incorporada em outros mercados onde a companhia está presente, como Brasil, México, Japão e Austrália. 

No Brasil, a 99 possui totens em locais como o aeroporto de Guarulhos, além de pontos de embarque fácil definidos por inteligência artificial em locais de grande movimento, facilitando o encontro entre passageiro e motorista. 

Cabify 

A Cabify investe continuamente no desenvolvimento de tecnologias e processos para melhorar a experiência do passageiro e motorista parceiro. Pensando em facilitar o embarque e desembarque de passageiros, a Cabify fechou uma parceria global com a what3words, uma empresa que desenvolveu uma tecnologia que dividiu o mundo em uma grade com quadrados de 3mx3m. Cada um deles é um endereço composto de 3 palavras do dicionário, ou seja, um endereço de 3 palavras. No caso de São Paulo, por exemplo, um dos pontos do Parque Ibirapuera é formado pelas palavras: ///iates.combinou.ditoso. É bem no ponto da entrada, mas poderia ser qualquer outro ponto onde a pessoa estivesse. Assim, o usuário quando for buscar pelo destino, ele cola essas palavras que o endereço vem exatamente o ponto selecionado anteriormente. Essa ferramenta permite que o motorista encontre o usuário de forma mais rápida e prática, evitando futuros desencontros. Além de ajudar também no desembarque, caso o passageiro não saiba o endereço correto. 

A empresa também realiza ações e comunicações com motoristas parceiros reforçando que confiram o nome do passageiro e também sobre eventuais locais com grande demanda diante de eventos. A Cabify orienta ainda que os passageiros solicitem um carro de um local seguro e procure se afastar de aglomerações e trânsito de grandes eventos para facilitar o embarque. Recomendamos ainda que os passageiros evitem ficar muito tempo na rua com o celular em mãos.