Você já deve ter passado por essa situação: vai baixar um aplicativo na Google Play e recebe a notificação “Seu dispositivo não é compatível com essa versão”. Esta mensagem de erro da loja de apps do Google é uma das mais conhecidas e, claro, não ajuda em nada. Por que o celular não é compatível? Como resolver?
O que a mensagem quer dizer é realmente algo muito simples: o desenvolvedor do app especificou que o modelo do seu celular ou tablet não pode baixar o aplicativo da Google Play. Da mesma forma que a loja do Google mostra um erro ao tentar baixar um aplicativo bloqueado no país de sua conta, embora, nesse caso, a mensagem está mais clara: “Este item não está disponível em seu país”. Mas ainda assim, ficamos com um ponto de interregoção em nossa cabeça.
Quando esse erro aparece?
Quando um desenvolvedor publica sua aplicação na Google Play, ele pode especificar exatamente quais os dispositivos que não vão funcionar, usando filtros rápidos, como, por exemplo, a quantidade mínima de memória RAM, um determinado tamanho de tela ou determinada arquitetura de hardware ou sistema.
O próprio desenvolvedor pode adicionar dispositivos à lista de excluídos, se ele determinar que seu aplicativo não vai funcionar perfeitamente nele. É uma boa técnica para evitar receber pontuação ruim de usuários que fariam o download e não tiveram uma boa experiência.
O curioso é que a Google Play tenta filtrar os apps que não são compatíveis com seu aparelho ou não estão disponíveis em seu país. Se você usar o mecanismo de busca na loja, esses aplicativos simplesmente não vão aparecer. Duvida? Então tente buscar por “Cortana”, por exemplo, caso você esteja no Brasil, claro, ou seu telefone esteja configurado para a língua portuguesa. O app do assistente pessoal da Microsoft não será listado.
A única maneira de ver esse erro na Google Play no celular é acessar um aplicativo não suportado de um link direto ou consultando a seção “Meus apps e jogos” e indo até a aba “Biblioteca”. Se, em algum dia, você tentou instalar algum app não compatível ou não disponível para o país, ele estará listado lá.
Como resolver esse impasse
Assumindo que estamos diante de um caso clássico de um aplicativo não disponível para o seu telefone por um motivo (por exemplo, não tem memória RAM suficiente, NFC, 0giroscópio, etc), você sempre pode “driblar” a Google Play.
Ela é a primeira barreira para saber se um aplicativo é compatível com seu celular ou não. Porém, como já mencionamos, pode ser que o desenvolvedor tenha decidido que a experiência não será muito boa em um celular como o seu. Talvez você não concorde e queira experimentar por si mesmo.
Aí entram os repositórios de aplicativos, que são lojas alternativas à Google Play e, detalhe importante, são seguras. Bons exemplos são o F-Droid, APK Mirror ou outras que estão nessa lista.
Você só precisa ativar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas em Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas (em alguns aparelhos esta opção pode ter o nome de “Instalar apps desconhecidos”).
Agora você pode baixar e instalar o app desejado. E cruzar os dedos, pois, a incompatibilidade pode ser real e então falhará logo na instalação ou, simplesmente, não funcionará. E se receber um erro durante a instalação, é possível que o aplicativo esteja disponível para uma arquitetura de hardware diferente do seu celular, que exija uma versão superior do Android ou ainda que dependa de bibliotecas de programação que não estão disponíveis.
Nesse caso, não há muito o que fazer, exceto tentar pesquisar outras fontes de repositórios de aplicativos que correspondam às especificações do seu celular (para sua versão do Android, por exemplo). Ou, trocar seu atual smartphone por um modelo mais atual.