A WWDC (Worldwide Developers Conference), a conferência de desenvolvedores da Apple, começa nesta segunda-feira, 5, mas a própria empresa pode ter deixado escapar uma notícia importante.

Conforme descoberto pelo desenvolvedor Steve Troughton-Smith e divulgado pelo The Verge, a App Store atualmente possui uma lista de pontos reservados para um aplicativo desenvolvido pela Apple chamado “Files”. Apesar de não oferecer muitos detalhes, o aplicativo, aparentemente, requer o sistema operacional iOS 11, que ainda não foi anunciado.

A expectativa é de que a Apple revise a abordagem do iOS para o gerenciamento de arquivos. Desde que o iPhone original foi lançado, em 2007, os dispositivos móveis da Apple abstraíram arquivos sempre que possível, deixando o tratamento de documentos para aplicativos individuais e serviços em nuvem.

O iCloud Drive, por exemplo, oferece a aparência de uma estrutura de arquivos, mas os arquivos devem ser armazenados no iCloud, enquanto o Android permite o gerenciamento de arquivos no próprio dispositivo e a integração com vários provedores de armazenamento na nuvem.