Pesquisadores do Reino Unido e da Índia desenvolveram um sistema que, com ajuda de inteligência artificial, consegue identificar pessoas que estejam com seus rostos cobertos, o que tornaria inútil se disfarçar durante um protesto, por exemplo.
Segundo explica o The Next Web, a tecnologia analisa 14 pontos na face e mede as distâncias entre eles para reconhecer as pessoas.
Antes, a inteligência artificial precisou estudar informações de dois bancos de imagem com 2.000 fotos cada — metade contava com planos de fundo limpos e a outra tinha mais elementos, como outras pessoas na imagem.
A tecnologia ainda não está perto de ser perfeita, pois sua taxa de sucesso em identificar pessoas disfarçadas foi de 56% e caiu para 43% quando seu objeto estava usando óculos.
Para um teste inicial, entretanto, é um avanço e tanto, e os pesquisadores demonstraram preocupação de que sistemas semelhantes sejam continuamente desenvolvidos até o ponto em que seja impossível se esconder das câmeras.
Isso seria uma arma poderosíssima para governos opressores, já que qualquer pessoa envolvida em um protesto de rua poderia ser identificada e caçada posteriormente.