A Jaguar Land Rover anunciou o desenvolvimento de um sistema que projeta a direção da viagem na estrada à frente dos veículos autônomos. Dessa forma, ele consegue informar aos outros usuários o caminho que fará em seguida, para que ampliando a segurança do trajeto.

A tecnologia inteligente lança uma série de projeções no asfalto para mostrar as futuras intenções do veículo – por exemplo, parar e virar para a esquerda ou direita. O recurso é parte de uma pesquisa feita pela montadora britânica para saber sobre como as pessoas podem desenvolver sua confiança em veículos autônomos. No futuro, esse tipo de projeção poderia até mesmo ser usado para compartilhar a detecção de obstáculos e atualizações de jornadas com pedestres.

Como a tecnologia funciona na prática

Essas projeções, testadas em “pods” autônomos desenvolvidos pela Aurrigo — empresa britânica especializada nesse tipo de tecnologia em mobilidade —, apresentam uma série de linhas ou barras com espaçamento ajustável. As lacunas encurtam à medida que o “pod” se prepara para frear antes de parar completamente. Conforme a cápsula se afasta e acelera, o espaçamento entre as linhas se expande. Ao se aproximar de uma curva, as barras se espalham para a esquerda ou para a direita para indicar a direção da viagem. Assista ao vídeo clicando aqui

Os testes foram configurados por uma equipe de engenheiros avançados – que trabalham na divisão de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover – e apoiados por psicólogos cognitivos. Esses últimos foram incluídos depois que estudos recentes mostraram que 41% dos motoristas e pedestres estão preocupados em dividir a estrada com veículos autônomos.

O sistema foi testado em uma rua cenográfica, dentro de uma instalação de da Jaguar em Coventry, na Inglaterra, com engenheiros registrando os níveis de confiança relatados por pedestres com e sem projeções. O programa de testes de confiança – que também incluiu o ajuste de “olhos virtuais” aos pods inteligentes para verificar se o contato visual aumentou a confiança na tecnologia – foi conduzido como parte do projeto Autodrive. 

“Os testes são para compreender quantas informações um veículo autônomo deve compartilhar com um pedestre para ganhar sua confiança. Assim como qualquer nova tecnologia, os seres humanos precisam aprender a confiar nela, e quando se trata de veículos autônomos, os pedestres devem ter confiança de que podem atravessar a estrada com segurança. Essa pesquisa  está formando a base do desenvolvimento contínuo de como os carros autônomos irão interagir com as pessoas no futuro ”, afirma Pete Bennett, Gerente de Investigação de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover.