Novo robô industrial dobra e ‘manuseia’ roupas como humanos

Vídeo mostra nova habilidade dos braços robóticos usados nos armazéns da japonesa Uniqlo
Cesar Schaeffer24/12/2019 12h38

20191224094246

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Hoje já são poucos e, em um futuro próximo, trabalhadores humanos devem ser praticamente eliminados das linhas de produção da maioria das fábricas de todo o mundo; começando pelo Japão. Um novo robô apresentado por uma startup local tem a incrível – e ainda não vista – habilidade de “manusear” tecidos; o que, até hoje, era um desastre para qualquer braço mecânico.

Os novos robôs apresentados pela Fast Retailing, a empresa-mãe da varejista Uniqlo, são capazes de identificar, pegar e embalar roupas em caixas tão bem quanto qualquer trabalhador humano.

No vídeo divulgado, é possível ver os robôs manipulando as roupas em embalagens plásticas não estruturadas e as identificando quando colocadas em caixas de papelão para que possam ser transportadas. Os braços robóticos conseguem até pegar folhas de papel individuais de uma impressora para colocá-las nas referidas caixas sem qualquer dificuldade.

Reprodução

Com robôs como esses, a Uniqlo poderia automatizar totalmente seus depósitos em todo o mundo em pouco tempo – especialmente porque já percorreu 90% do caminho com os bots existentes. 

Fonte: Financial Times

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital