Para economizar na construção dos smartphones de baixo custo, também chamados de low-cost, a Samsung não inclui um sensor de luz ambiente em alguns destes aparelhos. Agora, a fabricante optou por usar um mecanismo que permitirá que a câmera frontal tire uma foto toda vez que o celular for desbloqueado para ajustar o brilho da tela automaticamente. Mas até que ponto isso não afeta a privacidade dos usuários?

Sem este sensor, os donos destes modelos perdem o recurso de brilho automático da tela, com o qual o aparelho ajusta o brilho de acordo com as condições de luz ambiente. Este tipo de função ajuda a economizar um pouco mais da bateria até o final do dia.

Como podemos ver na captura de tela abaixo, a atualização do sistema operacional do Galaxy J8 traz um novo modo de brilho automático. Assim, usando a câmera frontal, o aparelho passa a avaliar a luz ambiente ao redor do telefone tirando uma selfie.

Reprodução

Para passar a usar essa função no Galaxy J8, é preciso ativar o recurso de brilho automático no menu de configurações de brilho do visor do aparelho.

A Samsung afirma que o aparelho não irá armazenar a imagem, e que a foto será apagada permanentemente após o ajuste de brilho da tela. Contudo, levando em consideração que a média de vezes que uma pessoa desbloqueia o celular por dia fica entre 80 e 100 vezes, seriam cerca de 80 a 100 fotos capturadas pelo aparelho em 24 horas. Havendo algum bug no sistema, essas imagens correm o risco de serem violadas.

Além disso, o recurso pode nem servir ao seu propósito maior, que seria economizar bateria, pois ainda não sabemos o quanto essa função consome de energia para cada selfie capturada e analisada para ajustar o brilho da tela.

Definitivamente, eu não usaria este tipo de recurso. E você, o que acha da Samsung confiar em selfies para ajustar o brilho da tela nos smartphones de baixo custo?

Fonte: SamMobile