A Apple apresentou nesta semana a nova geração do seu sistema operacional móvel, o iOS. Por enquanto, o update de número 11 ainda não está disponível para os usuários, mas promete uma série de novos recursos que sequer foram citados pela empresa em seu evento de anúncio.

Uma das novidades que passaram em branco pela WWDC, evento voltado a desenvolvedores que a Apple organizou na última segunda-feira, 5, é um sistema que ajuda o usuário do iOS 11 a liberar mais espaço de armazenamento interno, incluindo sugestões personalizadas.

A nova página de “Armazenamento” no app de Ajustes do iOS traz dicas de como liberar espaço, segundo informações do site TechCrunch. As dicas vão desde backup online para o iCloud até a exclusão de mensagens de texto antigas.

Usuários da versão de testes do iOS 11 também notaram um novo recurso que apaga automaticamente aplicativos que não estão sendo utilizados. O sistema promete excluir o aplicativo da memória, mas sem apagar os dados armazenados. Assim, se o usuário quiser reinstalá-lo, as informações guardadas anteriormente continuam lá.

O iOS 11 só não deixa claro o que são considerados “apps não utilizados”, mas supõe-se que sejam aplicativos que deixaram de ser acessados há algum tempo. A atualização chega para iPhones e iPads no segundo semestre deste ano.