Os usuários do WhatsApp precisam ficar atentos a um novo golpe que leva pessoas com planos pré-pagos a participarem de uma suposta promoção para ganhar créditos para celular.
A vítima recebe pelo WhatsApp a mensagem de um amigo com o anúncio da promoção e o link de um site falso. Quando o usuário toca em “Receber créditos”, é levado a compartilhar o mesmo link com dez amigos e cinco grupos do WhatsApp.
Depois de seguir os passos indicados, o usuário é enviado para uma página de cadastramento em um serviço pago de SMS, onde deverá adicionar seu número de celular. Com as informações, os cibercriminosos descontam um determinado valor dos créditos ou na fatura mensal do celular.
Segundo a empresa de segurança PSafe, mais de 25 mil brasileiros já foram vítimas da ameaça em menos uma semana, sendo que, em apenas um dia, mais de 3 mil pessoas acessaram o link do golpe.
Para evitar esse tipo de ataque, é importante que o usuário use aplicativos antivírus e não clique em links suspeitos recebidos por e-mail e redes sociais.