10 novidades ‘escondidas’ do iOS 11 que a Apple não quis divulgar

Renato Santino07/06/2017 23h38, atualizada em 07/06/2017 23h40

20160913144512

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta semana, a Apple apresentou o iOS 11 e uma nova gama de recursos no palco da WWDC. No entanto, o fato é que uma apresentação corrida jamais poderá revelar os pormenores de uma atualização de sistema operacional. Felizmente, os desenvolvedores já tiveram acesso às primeiras versões de testes do sistema e destrincharam algumas novidades mais obscuras.

1. A nova central de controle é personalizável

Você poderá entrar na área de ajustes do iOS e definir quais atalhos estarão disponíveis na central de controle do sistema, permitindo muito mais agilidade para acessar os recursos que são mais importantes para cada usuário.

2. Sugestões de armazenamento

Se você estiver com falta de armazenamento no celular ou iPad, o iOS será capaz de oferecer sugestões de como abrir mais espaço para você guardar outros arquivos no dispositivo. Ele não só faz uma lista dos apps que estão consumindo mais espaço, mas mostra o que dentro dos apps está causando o estrago, permitindo uma limpeza mais precisa. Por exemplo: é possível ver quais conversas do iMessage estão pesando mais e apagá-las.

3. Deletar aplicativos não utilizados

Mais uma ação para poupar espaço no seu dispositivo. Se você está com pouco espaço, o sistema pode apagar automaticamente aplicativos que você baixou e não usa. Mas fique tranquilo: o recurso guarda informações e documentos relacionados ao aplicativo para o caso de você decidir baixar e usar novamente aquele app.

4. Gravação nativa de tela

Recurso muito útil para quem quer demonstrar algum aplicativo ou função no celular. Com isso, vale a pena ficar mais esperto com o que você publica no seu Instagram Stories ou Snapchat, uma vez que ficou ainda mais fácil registrar para sempre o que foi publicado.

5. Modo de economia de energia mais acessível

Com o iOS 11, é possível ativar o modo de pouca bateria direto da central de controle do dispositivo. Até agora, você precisava entrar no aplicativo Ajustes para ativá-lo, causando uma burocracia desnecessária.

6. Você pode mover vários apps de uma vez

Autoexplicativo. Deve tornar mais fácil a reorganização de ícones na tela principal.

7. Teclado para uma mão

Houve um tempo em que só havia um tipo de iPhone, que tinha apenas 4 polegadas. O modelo era ótimo para quem queria digitar com uma mão só. Com a chegada dos iPhones de 4,7 e 5,5 polegadas, isso ficou mais difícil. Finalmente a Apple criou uma solução com seu teclado padrão do sistema, permitindo que ele seja diminuído e jogado para o lado direito ou esquerdo da tela, o que o torna acessível para digitação de apenas uma mão.

8. A volta das barrinhas de sinal

Nas últimas versões do iOS, a Apple adotou um sistema de círculos para demonstrar a qualidade do sinal recebido da sua operadora de telefonia. Agora isso mudou, e a empresa abraçou um desenho mais tradicional, com quatro barrinhas em formato crescente.

9. Modo escuro

Nos últimos anos, o iOS ganhou o recurso de redução da emissão de luz azul para tornar mais confortável o uso da tela à noite. Agora, a Apple preparou um outro modo do sistema que altera as cores padrão para tonalidades mais escuras, que incomodam menos quando você tenta usar o celular no escuro. Além disso, se o futuro iPhone 8 realmente tiver telas OLED, como se especula, o modo também deve proporcionar economia de bateria.

10. Novo aplicativo de Podcasts

A Apple é uma pedra fundamental no mercado de podcasts, com o iTunes sendo o principal vetor de distribuição desse tipo de conteúdo. Agora, felizmente, o aplicativo de podcasts nativo do iOS foi atualizado para estar à altura da reputação da empresa nesse setor.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital