Nova versão do Parallels torna mais fácil rodar jogos do Windows no Mac

Jogos agora rodam até 15% mais rápido, e é possível usar controles de Xbox One conectados via Bluetooth
Rafael Rigues13/08/2019 13h51

20190813105422

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Parallels Desktop é um dos mais populares softwares de virtualização entre os usuários de Mac, permitindo que o Windows (e seus apps) sejam executados dentro de uma máquina virtual no mac OS. Com isso, usuários da Apple tem o melhor dos dois mundos: o mac OS para suas tarefas do dia-a-dia, e a capacidade de rodar apps Windows para uma ou outra tarefa especializadas.

A nova versão do software, chamada Parallels Desktop 15, adiciona um recurso sob medida para os gamers: emulação de DirectX 11 usando a API Metal, da Apple. Isso significa desempenho até 15% melhor em jogos ou apps que fazem uso intenso de gráficos 3D. Segundo a empresa, títulos como FIFA 19, Age of Empires e Fallout 4 são alguns dos muitos que se beneficiarão deste recurso.

Outra novidade útil para os gamers é o suporte a controles de Xbox One conectados via Blluetooth. Já para os profissionais o Parallels Desktop 11 traz melhor integração entre o mac OS e Windows e o suporte ao Sidecar, um recurso da próxima versão do mac OS, batizada de Catalina. Com ele, você pode usar um iPad como segundo monitor para seu Mac, e agora também para os apps ou desktop Windows rodando no Parallels.

Além disso, segundo a Parallels a nova versão de seu software tem melhor suporte ao Linux dentro de uma máquina virtual e é até 80% mais rápido tem tarefas como abrir aplicativos do Office.

O Parallels Desktop 15 custa US$ 79,99 para novos usuários, ou US$ 49,99 para quem fizer o upgrade de versões anteriores. Recursos que dependem do mac OS Catalina, como o Sidecar e o melhor suporte a DirectX 11, estarão disponíveis em uma atualização do app quando o sistema for lançado nos próximos meses.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital