A “morte” da marca Motorola não impediu a empresa de anunciar um novo produto com o famoso logotipo da letra “M” no Brasil. Em evento realizado nesta terça-feira, 19, em São Paulo, foi apresentada oficialmente a segunda geração do Moto 360, seu relógio inteligente, que chega ao mercado nacional no modelo Sport.

O aparelho estreou nos Estados Unidos em dezembro por US$ 300, e no Brasil chega oficialmente às lojas a partir desta semana por R$ 1.999. A Motorola (e sua empresa-mãe Lenovo) optaram por lançar somente o Moto 360 Sport e “pular” sua versão tradicional, focando o produto em um público-alvo dedicado à prática de esportes.

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Curioso também é o fato de que a empresa insistiu, neste caso, em usar o nome “Motorola” durante a apresentação. Como o novo Moto 360 foi lançado lá fora antes da reestruturação que transformou a marca em “Moto by Lenovo”, é provável que a campanha de divulgação trazida ao Brasil não tenha sido atualizada. Segundo os representantes da empresa que fizeram o anúncio, porém, o aparelho é apenas mais um produto da linha “Moto” da Lenovo – reconhecido apenas internamente como um dispositivo da Motorola.

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Mas vamos ao aparelho em si. A principal diferença em relação ao Moto 360 original, lançado em 2014, é a “independência” que o novo modelo possui de um smartphone. Enquanto os relógios mais comuns do mercado exigem uma proximidade com o celular para manter atualizadas as notificações e o registro de diversos dados, o Moto 360 Sport possui autonomia suficiente para ser usado normalmente sem que o usuário precise carregar o smartphone no bolso.

O relógio vem com sensores para registrar velocidade, distância percorrida, localização por GPS, número de passos, gastos em caloria e a frequência cardíaca do usuário, sem precisar de uma conexão próxima com o celular. Além disso, o dispositivo vem com a tradicional versão “vestível” do sistema operacional do Google, o Android Wear, incluindo os recursos padrões de integração com o celular (ver no pulso as mensagens recebidas, e-mails, etc).

O Moto 360 Sport também tem proteção garantida pelo certificado IP67 contra poeira e respingos de água (não chega a ser totalmente à prova d’água); tela LCD de 45 mm com um novo sistema de luminosidade ajustável, que detecta as luzes do ambiente para determinar o quanto é refletido ou não pelo display do aparelho. Ou seja: o conteúdo permanece bem visível tanto em locais fechados quanto ao ar livre sob um forte sol.

O espaço interno de armazenamento chega a 4GB (disponível para o usuário estão apenas 3GB), além de 512MB de memória RAM; completam as especificações uma bateria de 300mAh que, segundo a fabricante, dura até um dia inteiro de uso razoável. O carregamento da bateria é feito sem fio.

No Brasil, o aparelho só será vendido na cor preta. A partir desta terça já será possível fazer a compra pelo site da Motorola, enquanto os quiosques da marca receberão o produto a partir dos próximos dias.