Nova geração de processadores da Intel para notebooks chega aos 5GHz

Linha promete melhorias no desempenho, especialmente para usuários com altas demandas, como gamers ou criadores de conteúdo
Redação23/04/2019 18h20, atualizada em 23/04/2019 19h10

20190423031805

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Intel anunciou um novo pacote de processadores para notebooks de ponta que vão oferecer velocidades mais rápidas e melhores opções de conectividade, em relação a chips anteriores. Os inéditos processadores da série H de 9ª geração possuem potência de 45W e estão disponíveis nas versões Core i5, i7 e i9. A linha foi desenhada com foco em atividades de alta demanda, como gaming ou criação de conteúdo.

A estrela dos novos chips é o Core i9-9980HK, que atinge um pico de 5GHZ de velocidade turbo, uma taxa antes inatingível com um chip para laptops. Ele também é desbloqueado, o que significa que está liberado o uso de overclock – isto é, operar um componente em uma frequência mais alta que a ideal – para obter ainda mais rapidez.

Assim como os produtos anteriores da série i9, o 9980HK tem oito núcleos de processamento e 16 linhas de execução (threads), além de vir com 16MB de cache. Ele também possui suporte para o Wi-Fi 6, placa de rede de última geração da Intel que chega a velocidades de 2.4 Gbps.

5GHZ em um laptop

Segundo a Intel, os processadores entregam edições 54% mais rápidas de vídeos em 4K e um incremento de 56% em jogabilidade, em relação a um computador com três anos de vida. Os novos chips estão disponíveis a partir desta terça-feira (23/4) em máquinas da Acer, Asus, Dell, HP, Razer, Lenovo e MSI. A companhia também expandiu o alcance da 9ª geração dos chips para desktops, que serão integrados a 25 opções de CPU diferentes, entre as linhas Celeron, Pentium Gold, Core i3, i5, i7 e i9.

Todos esses novos processadores ainda usam o processo de 14nm, no qual a Intel está estacionada há algumas gerações. Teoricamente, a companhia deve trocar para um modo mais avançado ainda neste ano, para trazer ainda mais aperfeiçoamentos na performance e na eficiência.

Fonte: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital