Um projeto em desenvolvimento na Noruega quer construir uma estrutura que é uma mistura de ponte com túnel aquático. Atualmente, o percurso que entre as cidades de Kristiansand e Trondheim, de pouco mais de 1.000 km, leva cerca de 21 horas de carro a uma velocidade média de 50 km/h, mas o novo projeto pode reduzir o tempo para 10 horas e meia.

A ponte flutuante submersa, algo nunca visto antes, não é um projeto tão louco quanto parece, diz Arianna Minoretti, engenheira que trabalha na administração pública de estradas no país. O objetivo inicial é atravessar os fiordes. Tradicionalmente, a travessia é realizada por balsas. 

Minoretti explica que haverá estruturas sólidas para manter a ponte estável. Além disos, ela pode ser aparafusada em rochas para uma estabilidade extra. A princípio, a estrutura teria 1 km de largura, 1,3 km de profundidade e 1,2 km de comprimento. Para quem dirige não haverá diferença: a sensação será a de conduzir um carro em um túnel comum.

Em caso de emergência, os motoristas podem utilizar as treliças de ligação para se deslocar de um tubo para o outro.

The tunnel highways would be submerged about 20m below the surface.

Vantagens

A principal vantagem do projeto é a redução de tempo para atravessar a distância. “Ter essa conexão significa que as pessoas não terão que esperar um helicóptero para ir ao hospital”, explica Minoretti.
Em segundo lugar, a ponte não sofreria com problemas de tempo. Chuvas, temporais e excesso de vento não afetariam as estruturas. Segundo engenheiros, o custo de produção é basicamente o mesmo de uma ponte convencional.

A Noruega já possui 1.150 túneis, 35 dos quais ficam debaixo d’água.

Via Wired