A Nokia vai demonstrar, pela primeira vez, como deve funcionar o 5G em um hardware comercial. Nesta edição do Mobile World Congress, que acontece na semana que vem em Barcelona, a empresa vai explicar como o acesso AirScale via rádio, já disponível comercialmente, é capaz de suportar a tecnologia 5G. 

Segundo a Nokia, a partir de 2017 as operadoras poderão realizar lançamentos em 5G, com menor custo. Além disso, será possível migrar de infraestrutura antes do lançamento dos serviços integrais da tecnologia.

Como funciona?

O sistema de acesso 5G da Nokia abrange uma série de reservas de espectro, capazes de fornecer 20Gbps em cmWave e 15Gbps em mmWave, liberando o potencial de novas frequências para acesso wireless multi-Gbps.

“Esta é a primeira demonstração na indústria de como o 5G irá funcionar na prática, indo além dos sistemas experimentais anteriores. Trata-se de um avanço importante, pois significa que o 5G não é mais uma visão distante. Os operadores agora podem investir com confiança em equipamentos de rede que suportarão tanto as tecnologias existentes quanto o 5G, quando esta estiver padronizada”, afirma Houssein Moiin, CTO da Nokia Mobile.