Enquanto os fãs da Nokia (HMD Global) estão esperando pelo lançamento dos próximos smartphones da marca, rumores sobre o Nokia 10 PureView começam a surgir. De fato, já faz um bom tempo desde que o Nokia 9 Pureview chegou ao mercado, e agora, seu sucessor parece estar finalmente em construção.

HMD Global/Reprodução

publicidade

Nokia 9 PureView já tem um módulo com múltiplas câmeras na parte traseira e o conceito pode ser copiado por seu sucessor. Imagem: HMD Global/Reprodução

A Nokia está atualmente em desenvolvimento inicial de um dispositivo com o provável nome de Nokia 10 PureView. O novo aparelho poderá ter o próximo processador carro-chefe da Qualcomm, presumivelmente chamado de Snapdragon 875.

publicidade

Celular pode ter carcaça em aço inoxidável

Não há outros detalhes sobre as especificações do Nokia 10 PureView , mas, aparentemente, o dispositivo pode incluir um módulo com múltiplas câmeras na parte traseira com lentes Zeiss, assim como o Nokia 9 PureView .

A configuração única da câmera do Nokia 9 PureView parecia era estranha antes de seu lançamento, mas definitivamente funciona. Outra coisa que poderá ser adotada no novo smartphone, com base no que é visto em aparelhos anteriores mais sofisticados da Nokia, pode ser a carcaça em aço inoxidável, da mesma forma que o Nokia 8 Sirocco.

publicidade

HMD Global/Reprodução

A tela do Nokia 9 PureView é OLED e tem 5,99 polegadas. Já o conceito do Nokia 10 PureView pode ser de safira. Imagem: HMD Global/Reprodução

publicidade

O mais interessante de tudo é que a Nokia está, aparentemente, considerando utilizar uma tela de safira no Nokia 10 PureView. Embora os tipos recentes de vidro de smartphone tenham se tornado muito mais fortes, a safira é muito mais resistente a arranhões. Certamente será interessante ver se o próximo smartphone da Nokia realmente adotará esse material, que poderá ser lançado no segundo de semestre de 2021.

Provável evolução do Nokia 9 Pureview

O Nokia 9 PureView teve um desenvolvimento de dois anos e conta com múltiplas câmeras com lentes da Zeiss, além de um sensor Time of Flight (ToF) em sua câmera principal. Os sensores das câmeras têm 12 megapixels e conseguem operar em conjunto com uma abertura de lente de f/1.8, o que ajuda produzir imagens incríveis. O aparelho foi lançado oficialmente no início de 2019, durante o MWC 2019 (Mobile World Congress), e impressionou por sua aparência e leveza.

O sistema operacional desse smartphone é o Android One, mas o seu sucessor pode adotar a versão mais recente de Android e se popularizar ainda mais no mercado. Considerando, ainda, que a Nokia é a marca de celulares mais confiável, segundo a Counterpoint Research, o Nokia 10 PureView poderá contar com as atualizações. A empresa sempre teve o cuidado de manter os dispositivos de seus clientes atualizados para evitar ciberataques e isso, provavelmente, não será diferente com o novo aparelho.

Fontes: Nokia PowerUser