A Netflix pode ter um visual mais parecido com o Instagram em breve. Isso porque a empresa está testando um formato vertical de apresentação do catálogo que é muito semelhante à proposta da rede social. A atualização está em testes e aparece quando se clica no ícone “Em breve” (que está no lugar da categoria “Extras”) no aplicativo para dispositivos móveis.
O novo feed reúne trailers, prévias, imagens e sinopses dos conteúdos da Netflix e está sendo testado com um grupo de assinantes do serviço. Assim como no Instagram, os vídeos da página “Em breve” são reproduzidos automaticamente conforme aparecem na tela, mas sem som — a não ser que o usuário o ative. Os trailers são uma exceção à regra, porque não são exibidos por completo: para isso, é preciso clicar no conteúdo. Assinantes podem, ainda, deslizar verticalmente por galerias de imagens.
Um porta-voz da empresa confirmou o projeto ao Variety, que experimentou o recurso. “Estamos testando um feed de extras de vídeo em nosso aplicativo para dispositivos móveis para ajudar os fãs a se conectarem mais profundamente com os títulos que adoram e descobrir novas opções para assistir”, disse ele. O representante ponderou que a duração dos testes varia, assim como as regiões em que são implementados. Ele lembrou ainda que podem não se tornar uma atualização permanente.
De acordo com a Variety, o novo formato estimula o compartilhamento de recomendações por meio de aplicativos de terceiros, bem como permite adicionar títulos à lista de conteúdo e habilitar notificações para quando séries ou filmes forem lançados. As duas últimas ferramentas já existem na plataforma.