A Netflix anunciou uma mudança discreta, mas que será rapidamente percebida por quem tem o hábito de assistir ao conteúdo original da empresa. A companhia mudou a animação do seu logo, que aparece antes de todos os seriados e filmes produzidos pela própria Netflix.

A mudança será notada imediatamente para todos os lançamentos que saírem a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro. O material mais antigo receberá a nova animação do logo retroativamente ao longo dos próximos meses.

Segundo a Netflix, a nova animação tem uma explicação. “Ela mostra o espectro de histórias, idiomas, fãs e criadores que fazem a Netflix ser linda, e agora com um plano de fundo aveludado para ajudar a ‘dar o clima’”, disse a empresa em seu canal oficial no Twitter.

A mudança também reflete a preocupação da Netflix em se apresentar cada vez mais como uma produtora de conteúdo original, e não apenas como um serviço de streaming. A animação antes do material original destaca ainda mais a origem do filme e do seriado, ajudando a diferenciar o material produzido pela Netflix dos outros.

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo

Essa é uma preocupação cada vez mais evidente pelas ações da empresa, que chegou a revisar algumas práticas antes impensáveis. Por exemplo: lançar um filme nos cinemas antes de disponibilizá-lo em sua plataforma via streaming apenas para que ele pudesse participar de festivais e premiações como o Oscar. É o caso de “Roma”, que está entre os indicados da premiação mais importante de Hollywood.

Para os puristas, há uma boa notícia: a Netflix também promete que o som que acompanha animação do logo não vai mudar. Então você continuará ouvindo o “pam paaaam” da Netflix sempre que for assistir a um conteúdo original.