A Netflix confirmou nesta sexta-feira, 28, que deixou de oferecer assinaturas dentro do seu aplicativo para iPhone. A partir de agora, novos usuários e pessoas que desejam voltar a serem clientes do serviço de streaming terão que acessar o site da empresa no Safari ou outro navegador para contratar um pacote. Embora não tenha comentado oficialmente, é possível que a Netflix tenha tomado a medida para fugir da fatia de 30% tomada pela Apple nas compras via iTunes.

De acordo com a publicação do The Verge, o serviço de streaming afirmou que a medida vai afetar apenas novos consumidores ou aqueles que estão retornando à plataforma. Ou seja, quem já assinou um pacote usando o pagamento via iTunes poderá continuar assim, por enquanto. Já os demais terão que fazer o serviço “por fora”, dentro do site do Netflix.

A medida da gigante de streaming segue outras empresas, como o Spotify, que estão tentando se livrar da fatia tomada pela Apple na venda dentro de aplicativos do iOS. Atualmente, a fabricante do iPhone fica com 30% do valor das assinaturas feitas via iTunes, repassando o restante para o desenvolvedor do programa. Após diversas reclamações, a empresa anunciou em 2016 que passaria a cobrar 15% do valor a partir do segundo ano de assinatura, mas a medida parece não ter surtido muito efeito.

Além da Apple, o Google também é bastante criticado por adotar uma medida similar na Play Store. O Netflix, inclusive, deixou de oferecer uma assinatura dentro da loja do Android há algum tempo. Recentemente, inclusive, a Epic Games causou grande surpresa ao lançar o Fortnite de forma independente para fugir das fatias tomadas pela gigante de buscas.

-> Netflix: história, preços e como usar o serviço de streaming de vídeo