Netflix começa a cancelar assinaturas de clientes inativos

Usuários que não assistem nenhum conteúdo na plataforma há pelo menos 12 meses serão notificados e podem até ter suas contas suspensas
Vinicius Szafran21/05/2020 18h09, atualizada em 21/05/2020 18h40

20200206090310

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

A Netflix anunciou nesta quinta-feira (21) que começou a notificar clientes que não assistem nenhum conteúdo no serviço de streaming por um ano ou mais. Ao questionar se eles desejam manter sua assinatura e caso não obtenha resposta, a mesma será cancelada.

O processo se estende também àqueles que não aproveitam os filmes e séries da plataforma há dois anos ou mais.

“Você conhece essa sensação de quando percebe que se inscreveu em algo, mas não usa há anos? Na Netflix, a última coisa que queremos é que as pessoas paguem por algo que não estão usando”, afirmou a empresa.

Apesar de incomum, a atitude ilustra a confiança que a Netflix tem em sua base de clientes fiéis. A maioria das empresas adoraria ter clientes pagando sem usar o serviço, retirando montantes de seus cartões de crédito ou boletos bancários pelo máximo de tempo possível.

Reprodução

Lançamentos na Netflix/Foto: Reprodução

Contas inativas

Segundo a companhia, essas contas inativas – conhecidas no setor como ‘contas zumbis’ – não chegam nem a 1% do seu total de clientes, somando algumas centenas de milhares de usuários, já contabilizados pela empresa em seu balanço financeiro.

De acordo com a plataforma de streaming, que tinha mais de 182 milhões de assinantes no fim de março, aqueles que tiveram suas contas canceladas terão mais facilidade na hora de voltar para a Netflix, se assim quiserem. Caso isso aconteça dentro de dez meses, seu perfil estará da mesma forma que deixou, incluindo favoritos, preferências de visualização e detalhes da conta.

“Enquanto isso, esperamos que essa nova abordagem economize às pessoas algum dinheiro”, disse Eddy Wu, diretor de Inovação de Produto da Netflix, em comunicado.

Via: Tech Crunch

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital