Uma engenheira chamada Isis Anchalee, residente do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, teve sua conta do Facebook bloqueada sem justificativa. O motivo mais provável é a associação entre o primeiro nome da engenheira e a sigla em inglês ISIS, que se refere ao Estado Islâmico.

Anchalee é engenheira de plataformas da empresa OneLogin e conselheira da entidade Women Who Code, voltada para a inclusão de mais mulheres no mercado de trabalho de tecnologia e programação.

Sem conseguir acessar a rede, a engenheira reclamou pelo Twitter sobre o bloqueio de sua conta na outra rede social. De acordo com ela, mesmo após enviar três vezes a foto de seu passaporte para a empresa (para confirmar que aquele era seu nome real), sua conta não foi desbloqueada.

Após as reclamações, ela foi contactada por um pesquisador do facebook, que se desculpou pela situação e disse que a conta da engnheira deveria voltar em breve.

Segundo Isis, contudo, esse não é o único problema que ela vem enfrentando: motoristas do Uber e do Lyft também estranham seu nome e perguntam constantemente pela origem dele.