Motorola Razr V3 completa 15 anos; relembre o celular

Com mais de 130 milhões de unidades vendidas pelo mundo, V3 foi um dos últimos e mais importantes celulares com flip
Daniel Junqueira29/07/2019 20h53, atualizada em 29/07/2019 21h05

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A tela TFT de 2,2 polegadas interna exibia imagens com resolução de 176×220 pixels e 256 mil cores, enquanto um segundo display externo tinha resolução 96×80 pixels. Os 5,5 MB de espaço disponível eram mais do que o suficiente para guardar mensagens SMS e até mil contatos na agenda. A câmera estava lá, mas era apenas uma VGA que precisava ser conectada ao PC caso o usuário quisesse transferir as imagens.

Hoje em dia essa descrição pode não impressionar muito, mas em meados de 2004, quando o Motorola Razr V3 foi lançado, era empolgante: ele era um dos aparelhos mais avançados do mundo. Na época smartphones como conhecemos não existiam – o iPhone só foi lançado em 2007. Assim, o V3 foi durante um bom tempo um dos celulares mais desejados do mercado, e por um bom motivo.

Com um corpo compacto e bem bonito. O Razr V3 foi projetado para ser um celular “fashion”, e o celular se destacava por ser extremamente fino e leve – ele pesava 99g. Ele era rico em recursos para a época: além da já citada câmera VGA, ele tinha conexão Bluetooth, protocolo de e-mail IMAP e ainda podia se conectar à internet WAP 2.0. Isso sem contar diversos jogos que, embora simples em comparação com o que jogamos em smartphones atuais, eram mais do que o suficiente para passar o tempo na fila do banco.

Apesar do preço elevado para os padrões da época – o preço de lançamento era US$ 449, menos da metade do preço de um iPhone XS -, o V3 foi um sucesso incontestável, com mais de 130 milhões de unidades vendidas ao redor do planeta. A popularidade também fez do celular um ícone da década passada, tendo aparecido em filmes, seriados e programas de TV em geral. Se existe um aparelho que simboliza bem o que foi a primeira década do século, foi ele.

O Motorola Razr V3 foi também um dos últimos grandes celulares básicos. Nos anos seguintes, a indústria caminhou em direção aos celulares inteligentes, principalmente após o lançamento do iPhone em 2007. Mas seu legado é eterno – ele continua vivo na memória dos seus milhões de usuários.

Para os fãs da antiga linha, a boa notícia é que a Motorola planeja reviver a linha Razr V3 como um celular dobrável de US$ 1.500. Por esse preço é difícil imaginar que ele repita o sucesso do modelo antigo, mas nada impede que ele tenha uma influência tão grande no mercado como seu antecessor.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital