O Moto Z é ótimo, o smartphone mais inovador do mercado de acordo com o review do Olhar Digital. No entanto, a sua proposta tem uma falha: depender dos outros para fazer o aparelho ser melhor com os Mods (ou Snaps no Brasil). Infelizmente, a Motorola/Lenovo não conseguiu atrair pessoas o bastante para criar um ecossistema de módulos saudável, e as alternativas já existentes são muito poucas.

Agora a empresa abraçou uma nova missão para incentivar desenvolvedores para que eles criem mods compatíveis. A ideia é criar uma competição que promova a criação de novos acessórios compatíveis com a linha de celulares da companhia.

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A proposta é uma parceria entre a Lenovo, o site de financiamento coletivo IndieGogo e a operadora americana Verizon. Os interessados podem enviar uma uma proposta até o dia 31 de janeiro para a empresa. Se a ideia for aprovada, o desenvolvedor receberá um Moto Z e um kit de desenvolvimento de mods;

Mas esta não é a parte da competição. O protótipo deve ser construído durante hackathons que a empresa organizará nos Estados Unidos e em seguida deve ser financiado pelo Indiegogo. Além disso, 10 finalistas visitarão a sede da Motorola em Chicago para encontrar os executivos responsáveis pelos Moto Mods para vender suas ideias. A Lenovo considera investir até US$ 1 milhão em snaps que julgue interessante levar ao mercado.

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É fundamental que o concurso funcione para a Motorola, para tornar a ideia do Moto Z modular viável. Afinal de contas, se só há cinco ou seis opções de snaps, não há muito incentivo para que os consumidores comprem estes complementos.

Isso dito, é questionável se criar um snap para o Moto Z é um bom negócio para desenvolvedores. Por mais que os celulares sejam ótimos, a Motorola não é uma Apple ou uma Samsung que vendem rios de smartphones por ano (se fosse, não teria sido comprada pela Lenovo). Apenas uma parte desta base já pequena de usuários de um Moto Z devem comprar mods, tornando o mercado bastante restrito.